28
Plano de Manutenção, Controle e Operação – PMOC
O principal objetivo do PMOC é garantir a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados. Assim, contribui com o bem-estar, conforto e a saúde das pessoas, evitando a execução de projetos de climatização inadequados e precários.
A Lei 13.589/2018, sancionada em janeiro último, tornou obrigatório, em todos os edifícios de uso público e coletivo, o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle em sistemas de ar condicionado.
Quando é exigido Pmoc?
Para quem é obrigatório o PMOC? Todas as empresas, tanto públicas quanto privadas, que possuem ambientes climatizados artificialmente com carga térmica igual ou superior a 60.000 Btus, devem dispor de um PMOC.
Quais as vantagens do PMOC?
PMOC: veja quais os benefícios em adotá-lo
- Aumento da qualidade do ar nos ambientes climatizados;
- Reduz os riscos potenciais à saúde dos ocupantes;
- Melhora a eficiências dos equipamentos de climatização;
- Reduz o consumo de energia;
- Evita gastos não programados com manutenções;
Sem a higienização, o ar-condicionado é um ambiente propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias. Como resultado, pessoas podem desenvolver problemas alérgicos e respiratórios. Você pode se informar melhor sobre o tema aqui: Problemas de saúde e limpeza de ar condicionado.
Um projeto de climatização de ambientes evita erros e planeja a economia da conta de energia, definindo a quantidade necessária de aparelhos para um local totalmente climatizado e confortável.